Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina.

O zDm Nasceu Há 15 Anos

zDmp.jpg

 

Foi a 5 de Fevereiro de 2008 que nasceu o zonaDINAmica (zDm) - Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina, como um espaço de fragmentos (mica) de Dina. A ideia, obviamente, surgia antes e logo teve a bênção de Dina. Por aqui, ao longo destes quinze anos partilhou-se bons momentos vividos pela Dina, repassamos a sua Obra... E também o momento mais doloroso tivemos que dar: A partida da Cantora e Compositora Dina em 2019, por não ter recebido o transplante pulmonar de que precisava e que aguardava.

 

Este espaço, obviamente, será sempre de fãs e um recordatório da Vida e Obra de Dina, do seu sorriso fácil, do seu trato maternal, do seu coração enorme que extravasa do peito, da sua voz quente e doce, das suas melodias, dos seus vocalizos intrínsecos, da sua diversidade musical, dos seus actos genuínos... Que em Portugal se pagam bem caro! Dina derrubou muros ao ser a ou uma das primeiras mulheres cantoras e compositoras em Portugal, a ser a única que compôs e cantou hinos políticos (que ainda está reservado ao universo masculino), a dar voz e vida à Diversidade - sim, vida, pois muitas pessoas há que, ao ouví-la falar de Amor, na primeira metade da década de 90, deixaram de pensar que eram aberrações e começaram a criar uma couraça para resistir ao bullying do Ódio e não sucumbiram à força corrosiva deste, como muitas e muitos cujas vidas tivemos e ainda temos e teremos de lamentar!!! -  A chama viva de Dina está guardada em nós e nos aconchega e impulsiona a ser, tal como ela, uma onda, uma água viva (não estagnada/apodrecida).

 

Como em qualquer aventura, há dissabores e amargos de boca. Em 1999 estava previsto um novo trabalho de originais de Dina, mas por forças estranhas e não humanas nunca jamais aconteceu, foi continuamente assassinado ano após ano... Até assassinarem finalmente a própria Dina! Facto que não deixamos para lá! Vários trabalhos dá para fazer com o material nunca editado de Dina, mas há um enorme interesse que a Obra de Dina não veja a luz do dia. É claro que isso não devolve à vida a Dina, não traz de volta essa vontade de Viver que ela tinha, mas é uma dívida (mais uma!) que Portugal tem. A alguém terão seguramente de prestar contas. "O sonho comanda a vida e sempre que um Homem sonha o Mundo pula e avança", diz o Poeta.

 

Agradecemos a todes que por cá passaram e continuam a "picar o ponto". Da nossa parte, mantemos o compromisso inicial e a vontade de fazer o melhor, inspirados na Vida e Obra desta cantora e compositora portuguesa. Esta carolice de nome zDm - zonaDINAmica continuará a DINAmizar, a ondear, pelo Bem Maior que é a nossa sempiterna Dina!

 

Recordamos a Dina na I Gala Contra a Leucemia (27 de Fevereiro de 2010):