Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina.

Dina Veste-se de Carregal do Sal nos Festivais da Canção

Heráldica de Carregal do Sal:

Armas: de negro com um cacho de uvas de púrpura, folhado e troncado de ouro. Em chefe, duas romãs de ouro folhadas e troncadas do mesmo e abertas de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila de Carregal do Sal» a negro.

Bandeira: esquartelada de amarelo e de púrpura. Cordões e borlas de ouro e púrpura. Haste e lança douradas.

carregal do sal1.gif

carregal do sal2.jpg

 

orgulho carregalense de Dina esteve sempre presente nos grandes momentos da cantora e compositora, que elevou o nome de Carregal do Sal e de Portugal, numa relação directa entre o seu vestuário e a sua terra natal, no que a cores e símbolos diz respeito. Caso para dizer que Dina não só carrega Carregal do Sal como se veste de Carregal do Sal, como veremos a continuação.

 

- Um grande cacho de uvas de púrpura era ostentado por Dina na grande noite do Eurofestival 1992, na Suécia:

 

- No Festival da Canção 1992, a icónica blusa com as cores e as formas das frutas que aromatizavam a canção "Amor d'Água Fresca", delicadamente pintada a mão pelo José Manuel Costa Reis - mais do que uma peça de artesanato, trata-se de uma obra de arte sobre tecido! - onde ficou sempre destacada, enquanto Dina tocava a guitarra, uma das duas romãs de ouro folhadas e troncadas do mesmo e abertas de vermelho:

 

- Amarelo negro, cores presentes na bandeira de Carregal do Sal na semifinal do Festival da Canção 1992:

 

- O Festival de 1982 escolheu duas das três canções de Dina enviadas pela editora discográfica, nas vésperas do lançamento do seu primeiro Lp, Dinamite. Tanto em Gosto do Teu Gosto (que chegou a estar em primeiro lugar nas votações do júri!) como Em Segredo, a cidade natal de Dina esteve presente com o vermelho da romã e o negro no primerio caso e  o negro branco no segundo:

 

- Para a final do Festival da Canção de 1980, Dina vestiu-se elegantemente de ouro e púrpura, as cores da sua terra natal, Carregal do Sal, para se apresentar e dar a conhecer o seu trabalho ao grande público do seu País, interpretando a extraordinária balada Guardado em Mim, canção com música da sua autoria:

 

- Vídeo de Dina a interpretar  Carregal do Sal   ao vivo, em 2009, acompanhada pelo Miguel Castro:

 

- Áudio: