Dina – Uma Compositora em Todas as Frentes (IV - Fim)
IV – Esta Sou Eu (Fim)
Nem tudo na Música de Dina é só pura evasão e divertimento, também é criar consciência! Apologista dos valores da Liberdade, da Democracia e dos Direitos Humanos e tendo em conta o seu trato maternal, coração largo, sensibilidade e disponibilidade fraterna a causas sociais, tornam a Dina em um referente como SER HUMANO, um VERDADEIRO ORGULHO NACIONAL, ao ser impulsora de actos e feitos nobres!
As canções vivem dos sentimentos de Dina, mas também o que a rodeia as influencia.
As situações sociais, que sensibilizam Dina, motiva-a a que ela crie uma música que canalize e empodere quem está frágil e/ou em situação vulnerável, como por exemplo uma doença ou outra situação pessoal - o artivismo é um imperativo ético para Dina. - Ao ser uma pessoa muito sensível fez com que Dina passasse momentos difíceis com perdas familiares em um curto espaço de tempo - da mãe, de uma irmã e dos dois irmãos. - Juntando isto ao veto para trabalhar (fazer concertos em vários pontos do país e editar trabalhos de originais), assim como outras violações dos Direitos Humanos impostos por não-pessoas, resultou no brutal assassínio de Dina por parte destes.
A generosidade e Humanidade de Dina extravasava também a área da música. Na década de 90, segundo o departamento de busca e salvamento, a cantora Dina doou uma cadela ao departamento, que durante mais de dez anos serviu várias causas dentro e fora de fronteiras, mas esta também gerou a continuidade de mais socorristas para inúmeras missões neste País e no estrangeiro.
Também a meio da década de 90, Dina revela pertencer à Comunidade LGBT, por estar cansada dos maus tratos tratos e assassinatos dos seus membros e contribuir para a mudança de mentalidade e instrução das portuguesas e dos portugueses. Foi um gesto ousado que salvou inúmeras vidas humanas, pois afinal o amar alguém não era nada de mau e obviamente algo de anormal e errado, mas, impensavelmente, lhe fechou portas, assim como lhe fechou outras portas ter acreditado (por inocência) que Portugal era um país democrático e livre e ter sido a primeira e única mulher a ter feito a música de hinos políticos e os ter interpretado em Portugal (terreno exclusivo para homens, como se provou).
O somatório de todas estas particularidades de Dina, descritas ao longo destes quatro artigos, constituem as características da sua Música. Não se pode separar de forma física ou química o que é uno. Infelizmente, Portugal é (ainda) uma terra onde não se valoriza Valores nem Qualidades das suas gentes, não sendo considerado o berço do Alzheimer por da cá aquela palha.
Na verdade, não é por acaso que muitos especialistas atribuem à Dina o cognome de PIONEIRA NA MÚSICA.
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Nota zDm: Como é apanágio em Portugal, dá vergonha alheia a inveja que impera na Cultura. Nos tempos que correm, Artistas de outros países, não gostando da maneira como a industria trabalha e os trata, criaram vias próprias para canalizar as suas criações para o seu público. Dina fez muita música que por inumeráveis questões nunca foi editada, havendo muito material - apesar de lutas insistentes e constantes desde o ano 1999 para gravar um álbum de originais, - mas também há músicas de Dina que não foram editadas ora por estarem empoeiradas nos arquivos televisivos e outros (ou foi perdida de facto!), ora por estarem registadas em áudio (belíssimamente) nuas, só com voz e guitarra, seja lá em português, inglês ou 'scat singing'/vocalizações, seja lá com qualidade de estúdio ou não, O QUE IMPORTA É QUE A MÚSICA DE DINA TEM O DIREITO DE MERECER SER CONHECIDA, A MÚSICA DE DINA MERECE ACARICIAR E AFAGAR E FAZER-SE SENTIR EM NÓS, OUVINTES/FÃS (ACTUAIS E FUTUROS), PARA NOS MARAVILHAR, DELICIAR, ESPANTAR, DESPERTAR, VITALIZAR E NÓS, OUVINTES/FÃS, TEMOS O DIREITO DE OUVIR AS CANÇÕES DE DINA, O SEU TIMBRE ÚNICO E MAGNETIZANTE, AS SUAS COMPOSIÇÕES, AS PALAVRAS/MENSAGENS QUE DELAS TRANSBORDAM, ASSIM COMO A INTERPRETAÇÃO TÃO PRÓPRIA E TODO O UNIVERSO QUE CONSTITUI E CIRCUNDA O REPERTÓRIO DE DINA E QUE NOS MERGULHAM EM EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS E SINESTÉSICAS, DAI O PEDIDO INSISTENTE E CONSTANTE DOS FÃS PARA SER DIVULGADA A MÚSICA E AS CANÇÕES INÉDITAS DE DINA, ASSIM COMO RECUPERAR TRABALHOS ANTIGOS (COMO OS DOIS EPs DOS ANOS 70s) - há o crowdfunding, por exemplo, entre mais.