Dina – Uma Compositora em Todas as Frentes (II)
II - A importância da Palavra
O peso das palavras sempre teve importância para Dina, daí ela maioritariamente preferir recorrer a Poemas ou directamente aos artesãos da Palavra. As canções de Dina são uma Ode à Vida, ao Amor e à Liberdade que provocam ondas na alma e a animam a tomar atitudes certas, tais como o empoderamento, a superação e a visibilidade, assim como, sendo canal de comunicação e informação, ajudam na consciencialização para o Respeito, contra todo o tipo de Ódio que existe na sociedade, pois há que deixar de cair nos mesmos erros da Antiguidade, é imprescindível evoluir, neste caminho da Humanização dos Humanos! Sendo perfeitamente compatível com isto e, juntando o útil ao agradável, em não poucas canções de Dina facilmente se detecta algo que nos faz cócegas ao ouvido: Uma riqueza em malabarismos e alquimias!
A Língua Portuguesa, de facto, SOA BEM, sempre e quando se respeite os seus códigos e a sua autenticidade… E se tenha o mais infinito como limite!
Um exemplo notório e gritante desses malabarismos e alquimias é Amor d’Água Fresca (Música de Dina e Letra de Rosa Lobato de Faria), canção que venceu o Festival RTP da Canção 1992 e representou Portugal no Eurovision Song Contest que nesse ano aconteceu na Suécia. Esta canção foi e é, mais de trinta anos passados, vítima de muitos boatos, embustes, falsidades, mentiras, com insultos à mistura!, vindos de iletrados profundos completamente acéfalos. Já descodificamos a letra há uns anos (e seguintes; constituído por 5 partes). Das três acções positivas referidas na canção – “peguei, trinquei e meti-te na cesta”, - nos vamos a deter naquela que acendeu muita polémica, da parte de não iluminados que começaram a difamar tanto a Dina como a Rosinha pelo prazer que o puro Ódio dá a quem não é normal. Como diz a letra, o ser amado é colocado no coração, poeticamente denominado de ‘cesta’, como se constata de forma explícita na “coreografia” de Dina no postal musical que se segue:
Amor d’Água Fresca é uma alegoria do Amor, um gólem de frutas feito canção, uma proposta desempoeirada, muito carismática e catalisadora, onde a frescura da música de Dina, com ritmos ousados e divertidos, com uma interpretação vivaz e expressiva, serviu de matriz e molde onde a Rosinha dispôs ousada e cuidadosamente o exótico e o requinte, as figuras retóricas e de estilo, os jogos de palavras e de sons. Obteve-se como resultado final a originalidade e a atribuição de um vocabulário novo ao tema mais recorrente no Eurofestival - o Amor, - como foi dito desta canção numa Página Web francesa.
Amor d'Água Fresca nas 4 versões linguísticas oficiais - Portuguesa, inglesa, francesa e castelhana:
Na verdade, não é por acaso que muitos especialistas atribuem à Dina o cognome de PIONEIRA NA MÚSICA.
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Nota zDm: Como é apanágio em Portugal, dá vergonha alheia a inveja que impera na Cultura. Nos tempos que correm, Artistas de outros países, não gostando da maneira como a industria trabalha e os trata, criaram vias próprias para canalizar as suas criações para o seu público. Dina fez muita música que por inumeráveis questões nunca foi editada, havendo muito material - apesar de lutas insistentes e constantes desde o ano 1999 para gravar um álbum de originais, - mas também há músicas de Dina que não foram editadas ora por estarem empoeiradas nos arquivos televisivos e outros (ou foi perdida de facto!), ora por estarem registadas em áudio (belíssimamente) nuas, só com voz e guitarra, seja lá em português, inglês ou 'scat singing'/vocalizações, seja lá com qualidade de estúdio ou não, O QUE IMPORTA É QUE A MÚSICA DE DINA TEM O DIREITO DE MERECER SER CONHECIDA, A MÚSICA DE DINA MERECE ACARICIAR E AFAGAR E FAZER-SE SENTIR EM NÓS, OUVINTES/FÃS (ACTUAIS E FUTUROS), PARA NOS MARAVILHAR, DELICIAR, ESPANTAR, DESPERTAR, VITALIZAR E NÓS, OUVINTES/FÃS, TEMOS O DIREITO DE OUVIR AS CANÇÕES DE DINA, O SEU TIMBRE ÚNICO E MAGNETIZANTE, AS SUAS COMPOSIÇÕES, AS PALAVRAS/MENSAGENS QUE DELAS TRANSBORDAM, ASSIM COMO A INTERPRETAÇÃO TÃO PRÓPRIA E TODO O UNIVERSO QUE CONSTITUI E CIRCUNDA O REPERTÓRIO DE DINA E QUE NOS MERGULHAM EM EXPERIÊNCIAS IMERSIVAS E SINESTÉSICAS, DAI O PEDIDO INSISTENTE E CONSTANTE DOS FÃS PARA SER DIVULGADA A MÚSICA E AS CANÇÕES INÉDITAS DE DINA, ASSIM COMO RECUPERAR TRABALHOS ANTIGOS (COMO OS DOIS EPs DOS ANOS 70s) - há o crowdfunding, por exemplo, entre mais.