Sábado, 13 de Outubro de 2018

Dina no Cancioneiro Europeu

2519805_A101-90969-741x486.jpg 

 

No âmbito da votação nas canções representativas de cada País da União Europeia (http://www.eu-songbook.org/), surgiu a ideia de, na sua ausência, enquadrar as músicas de Dina em cada uma das seis categorias. Devido às temáticas ricas e diversas no cancioneiro de Dina, ficamos pela difícil sugestão de três canções por cada categoria. Sempre existe a opção do votante escolher outra canção não apresentada na lista do Cancioneiro Europeu, na sua Página oficial (ligação atrás indicada).

 

 

»»» AMOR (exepcionalmente 4):


- "Por Causa do Teu Olhar" (música: Dina / letra: Rosa Lobato de Faria)
- "Aguarela de Junho" (música: Dina / letra: Rosa Lobato de Faria)
- "Guardado Em Mim" (música: Dina / letra: Eduardo Nobre)
- "Que Vamos Nós Fazer?" (música: Dina / letra: Eduardo Nobre e Kris Kopke)


»»» NATUREZA/ESTAÇÕES:


- "Amor d'Água Fresca" (música: Dina / letra: Rosa Lobato de Faria) - por muita iliteracia que exista, descobre-se facilmente o porquê desta canção estar inserida neste tema, tal é a diversidade de Natureza que transborda nela;
- "Ai, A Noite" (música: Dina / letra: Rosa Lobato de Faria) - descrição minuciosa das características, directas e indirectas, da noite;
- "Que é de Ti?" (música: Dina / letra: Ana Zanatti) - referência a várias matérias e elementos naturais (puro-sangue (cavalo de raça pura), lezíria, maré cheia, bonança, temporais, terra, cinza, lava, ilha, etc.).

 

capa_1280x640.jpg 


»»» LIBERDADE/PAZ:

 

- "Voar Outra Vez" (música: Dina / letra: Rosa Lobato de Faria)
- "Acordei o Vento" (música: Dina / letra: Rosa Lobato de Faria)
- "Desamparem-me a Loja" (música: Dina / letra: António Avelar de Pinho)

 

 

»»» TRADICIONAL (folksong):

 

- "Março Marçagão" (música: Dina / letra: Ana Zanatti) (int. Paula Duque) - raíz tradicional portuguesa a brotar desde o instante zero, com poema baseado no nosso refraneiro;
- "A Luz Que Eu Vi" (música: Dina / letra: Ana Zanatti) (int. Lena d'Água) -  fusão bem conseguida entre as sonoridades do fado e do tango.

 

dina_mar.jpg

 

»»» FÉ (antes de alguém externo, em primeiro lugar, e essencialmente, há que ter fé/acreditar em si mesmo):


- "Lençóis de Vento" (música: Dina / letra: Ana Zanatti)
- "Dura de Roer" (música: Dina / letra: Ana Zanatti)
- "A Côr da Vida" (música: Dina / letra: João Falcato)

 


»»» INFANTIL:


- "Papagaio" (música: Dina / letra: Júlio Isidro)
- "Oleiro" (música: Dina / letra: Júlio Isidro)
- "Amor d'Água Fresca" (música: Dina / letra: Rosa Lobato de Faria)

 

2519814_A101-90973-741x486.jpg


Para a televisão (RTP), Dina fez e interpretou algumas canções infantis na década de 80, como "A Galinha Manhosa" (letra de Júlio Isidro). Desafortunadamente, essas canções como tantas outras dos nossos artistas, estão bem escondidas no fundo de um baú no canal. A RTP Memória inunda-nos com os mesmos programas em 'loop', em vez de tirar o pó a outros programas que a quase totalidade dos portugueses nunca os viu (os adultos dos primórdios da TV em Portugal já são poucos os que estão vivos e com qualidade de vida). Seria muito interessante dar a conhecer ao Mundo a primeira aparição de Dina na televisão, interpretando na sua guitarra o poema "Inocência" de António Gedeão, que ela própria musicou. Não deixamos de insistir, para além do CD de originais - o material já existe!, - na edição da primeira colectânea de músicas de Dina contendo os EPs de 1975 e 1976, as canções originais para a televisão, diluídas em programas e em telenovelas ("Aguarela de Junho", "Telhados de Vidro", "Lençóis de Vento", "Dura de Roer", "Deixar-se Ir"). O talento de Dina já é conhecido e admirado mesmo antes da edição do seu primeiro EP em 1975 (no tempo do Quinteto Angola)... Porquê teimam em rebaixar a cultura portuguesa, escondendo e fechando a sete chaves aquela que é considerada pelos especialistas, como a primeira mulher que em Portugal cantou as suas próprias composições?

 

Imagens: Internet

 

publicado por zonaDINAmica às 19:00
link do post | DINAmizar

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina
 

 

NOTAS:

a) Para uma maior comodidade, utilizar o MENU abaixo na navegação.

b) Se gosta da música da DINA participe activamente neste Blog, clicando em 'DINAmizar', e leia as participações de outros fãs, em 'DINAmizações' (ao fim de cada texto). Deixe a sua pegada no nosso LIVRO DE VISITAS e entre no Clube Oficial de Fãs de DINA (clicar em CONTACTOS)

 

 

 

MENU

FACEBOOK zDm
DESTAQUES
AGENDA
SOBRE O ZDM
BIOGRAFIA
DISCOGRAFIA
LETRÁRIO
FOTOS
ARTIGOS
MULTIMÉDIA
EXTRAS
VARIEDADES
LIGAÇÕES
CONTACTOS
PARCEIROS
LIVRO DE VISITAS

Músicas: DINA 2008


Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds