Amor d'Água Fresca - 30 Anos Depois. Luz!
Amor d'Água Fresca inspira-nos... LUZ! - E isto nos faz recordar «vais ter acesa a minha luz» de outra canção de Dina: Faz-me Tua.
A ENERGIA DAS FRUTAS ATÉ GERAM LUZ!
Ao preço de loucos que está a electricidade convencional urge pensar em alternativas... E ecológicas. Neste Mini Guia de hoje damos algumas dicas, utilizando sempre o que seria desperdício alimentar. Sugestões originais para acender manhãs, tardes, noites e madrugadas!
I - COMO FAZER UMA PILHA A PARTIR DE FRUTA
Sim, é possível, como ilustra este exemplo e cujo princípio e procedimento de realização é explicado aqui. Há mais experiências na internet, que podem e devem ser repetidas em casa, mesmo por crianças. Utilize fruta que já esteja deteriorada e que normalmente iria direitinha para o lixo.
II - FRUTA-CASTIÇAL
... E também nos faz recordar «que eu quero ver a lua», de outra canção de Dina: Arquitecto.
À luz da lua ou das estrelas ou de uma fruta! Basta abrir uma cavidade na peça de fruta que deseja e colocar no interior uma vela. Para além de iluminar, este original castiçal vai perfumar agradável e naturalmente o ambiente. Castiçal, ambientador, originalidade e ecológico, 4 em 1.
Pode dar assas à imaginação e construir algo mais além, como a imagem que se segue:
III - FRUTA-VELA
... E também nos faz recordar «aqui brilham mais», de outra canção de Dina: Esta Manhã em Lisboa.
Derreter os restos de cera de velas usadas e colocar, ainda em estado líquido, em metades de casca de noz, ou na cavidade de alguma fruta fresca ou fruto seco à escolha. Antes de solidificar, colocar ao meio da sua original vela um pavio.
IV - VELA INFINITA EM FRUTAS
... E também nos faz recordar «porque eu carrego o sol», de outra canção de Dina: Carregal do Sal.
Depois de fazer sumo de laranja pode aproveitar a casca, devidamente limpa, para fazer uma vela infinita, basta azeite ou um óleo vegetal usado (filtrar as impurezas do óleo que acumulou de fritos por um pano ou filtro de café, acrescentar sumo/casca de laranja/limão e levar ao lume, até começar a ferver; deixar arrefecer e utilizar na vela infinita A CUSTO ZERO! Outras dicas) e um pavio feito de tecido de algodão enrolado, de uma peça de roupa velha (t-shirt,...). Exemplo.