Amor d'Água Fresca - 30 Anos Depois. Saúde! (2/2)
Amor d'Água Fresca inspira-nos... SAÚDE! - E isto nos faz recordar «por eu te recordar», de outra canção de Dina: Retrato.
SAÚDE MENTAL (cont.)
Continuamos a desenvolver a temática de Saúde Mental, percorrendo, desta vez, algumas formas de prevenção e tratamento destas patologias, que fora de Portugal são respeitadas pelos méritos e provas que possuem. Recordamos que alguns dos tratamentos podem ser feitos em sua casa e a custo zero, ou então com o grupo de amigos e com o mesmo custo.
a) MUSICOTERAPIA
... E isto nos faz recordar «qualquer música tem magia / há na música uma alegria», de outra canção de Dina: Há Sempre Música Entre Nós.
A Musicoterapia envolve: Fazer música (compor), ouvir música, cantar, falar de letras de canções e/ou escreve-las.
Pode inspirar-se na The Vegetable Orchestra of Viena e até criar alguns instrumentos musicais:
E já que o Tema que estamos abordar é a integração, importa salientar que mesmo a comunidade não ouvinte “ouve” Música, isto é, sente-a! O ouvinte – pessoa que não é surda, - tem de ter bons conhecimentos musicais e de Língua Gestual para poder fazer a tradução de uma canção para a Língua Gestual Portuguesa (LGP), transmitindo os sentimentos e a sonoridade da música de forma correcta e criativa e não espalhafatosa como se vê muitas vezes e que acabam por não ser entendidos nem pelos surdos nem por ouvintes. A Língua Gestual não é formada por gestos, mas sim códigos (linguísticos)! Um exemplo positivo é o do canal da actriz chilena Maria Siebald, que desde criança tem contacto com uma associação de surdos:
b) DANÇA MOVIMENTO TERAPIA
... E isto nos faz recordar «roda, solta-te, vem pelo ar», de outra canção de Dina: Pássaro Doido.
Mente sã em corpo são. Algo essencial para a boa saúde é um sono reparador, para tal, nada como colocar de lado o sedentarismo e cansar-se com alguma actividade física, mesmo dentro de casa, se não puder sair; na internet há vários profissionais e sítios (a custo zero!). Ao fazer alguma actividade física está a acumular benefícios para outras patologias que possa ter (musculoesqueléticas, por exemplo). Estas actividades podem ser cardiovasculares (caminhar, nadar,..), de força e resistência muscular (subir escadas, levantar pesos,...), de flexibilidade (ioga, pilates,...) ou de coordenação (dançar,...), e basta só escolher o nível de intensidade que o seu corpo permita (suave, moderado ou intenso). Mantenha-se activo/activa!
>>> Bónus: ...Também nos faz recordar «vou dançar até não poder mais», de outra canção de Dina: Nem Mais.
c) RISOTERAPIA
... E isto nos faz recordar «risos doidos», de outra canção de Dina: Depois de Mim.
Há movimentos salutares, como vimos. Acrescentamos, então os respiratórios, como é o caso do diafragmático, que se exercita em técnicas de canto ou “rindo às bandeiras despregadas”, para além de beneficiar o sistema imunológico e aliviar o stress. Ver uma boa comédia pode facilitar o riso espontâneo, nem que sejam só três gomos.
d) CHOROTERAPIA
... E isto nos faz recordar «os olhos rasos, rasos de água», de outra canção de Dina: Amar Sem Aviso.
E se a coisa vai de exteriorizar emoções, há que tê-los no sítio e, com coragem, chorar quando assim tem de ser, pois é um analgésico e calmante natural, para além de se poder considerar um ponto de ruptura com a causa que a originou e nos prepara para continuar o nosso caminho de uma forma mais leve... E até com um sorriso!
d) OUTRAS TERAPIAS
Estas dinâmicas de autocuidado incluem uma alimentação natural diversificada – a mediterrânica, – apanhar sol diariamente (15 minutos como mínimo), dormir bem e profundamente, assim como, obviamente, ‘carpe diem’, centrar-se e viver o Presente com pensamento positivo! Soma-se o auxílio de receber uma benéfica massagem ou automassagem, respirar lenta e profundamente, optar pelas relações pessoais saudáveis (afaste as tóxicas!), amar-se e aceitar-se tal e como é. Um animal de estimação ajuda na saúde mental, mesmo que seja emprestado por um vizinho durante uns minutos (Zooterapia). A jardinagem traz benefícios físicos e mentais e pode ser feita em espaços pequenos, como em vasos no interior de casa. Informe-se e aproveite actividades gratuítas (formativas, recreativas e desportivas) junto à sua casa, promovidas por IPSS, Juntas de Freguesia, etc..
Outros pilares de apoio para expressar emoções:
- Pintar, desenhar e colorir. Pode criar de raiz, no caso de colorir, ou utilizar os modelos da internet, imprimindo-os;
- Realizar poesia visual e caligramas;
- Escrever Prosa e/ou Poesia;
- Dramaterapia ou outras expressões de Arte (Arteterapia) do agrado.
-----------------------------------------------------------------------------------
URGE
lutar pelo
MÊS DA SAÚDE MENTAL
e por
PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E DEDICADOS!