Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina.

Amor d'Água Fresca - 30 Anos Depois. Vida!

"É Primavera na minha mão", canta-nos a Dina em Aguarela de Junho - Dina, ela própria, "filha" da Primavera, - o que nos serve de mote para a criação de um espaço "ZENsorial" dentro de casa. Quem aceita o desafio?

 

 POMAR EM CASA 

Para quem não tem campo ou jardim/quintal, fica aqui a dica que é possível ter algumas espécies de árvores frutíferas na varanda/terraço ou mesmo dentro de casa, em vasosAs árvores que mais se adaptam ao interior são a dos cítricos (laranja, limão seciliano, lima, toranja, tangerina), figo, romã, abacate, arbustos (framboesa, amora, mirtilo, sabugueiro) e até de frutos secos (noz). Pode obtar-se por colocar a semente/estaca na terra ou obter já uma planta mais desenvolvida e enraizada, para não passar pelas fases delicadas iniciais e ter de esperar alguns anos para a planta dar os primeiros frutos.

 

Mesmo que as árvores sejam mais pequenas e dêem menos frutos, o tamanho e qualidade destes serão como a do exemplar plantado no campo. Para reverter os pontos negativos anteriores, escolher um vaso de maiores dimensões - de modo a poupar uns trocos na compra de um vaso grande, pode-se aproveitar um recipiente grande que esteja esquecido na garagem (bastará fazer uns furos para a drenagem). - O pé direito de casa também há que ter em conta (quanto maior, melhor!). Quem não conhece alguém de confiança que tenha árvores frutíferas em casa ou um viveiro para vos orientar no tipo de substrato, rega, tempo de sol necessários, etc., há informação de especialistas na internet (1). O tempo dispensado na procura e leitura será só lucro, tendo em conta os conhecimentos de cada um na área da fruticultura. 

 

Além de ornamentar o ambiente, é terapêutico e a fruta será de certeza a mais saborosa, já que é de produção própria! Caso não a dê, não vem mal ao mundo, ficam as outras vantagens desta nova amizade!

 

Caso não haja em casa as horas de luz necessárias para o tipo de árvore escolhido frutificar, podemos ajudar a mãe natureza com luzes de crescimento em formato LED, que existem no mercado em diferentes formatos e tamanhos - vêm em pequenas lâmpadas ou tiras e oferecem a melhor economia a longo prazo. Em comparação com as lâmpadas fluorescentes, os LEDs fornecem uma luminosidade muito maior, usam metade da eletricidade, produzem pouco calor e duram até cinco vezes mais. - É aconselhável as lâmpadas de luz branca de espectro completo, para satisfazer todos os estágios de desenvolvimento da planta. A temperatura de cor (Kelvin) da lâmpada para a planta florescer e frutificar deve rondar os 3000K.

 

lamparas-para-plantas-led-e1524126523487-1.jpg

 

Se espaço é o que não existe mesmo, sempre há a alternativa para plantas de alecrim, manjericão e menta em frascos de vidro, não?

 

Recordamos que as plantas purificam o ar, injectam vitalidade, aumentam a capacidade de concentração e melhoram o estado anímico!

 

Alguns exemplos de frutíferas:

figueira.jpg

grapes.jpg

image (4).jpg

Las-mejores-frutas-para-cultivar-en-macetas_granad

OLIVEIRA-1.jpg