Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina.

Amor d'Água Fresca - 30 Anos Depois. Descodificar a Letra (II)

Em alguns países, excepto Portugal,

o Dia de hoje é dedicado às pessoas

que produzem e comercializam frutas: As/Os fruteiras/os!

-----------------------------------------------------------------

 

Colocando os pontos nos is e ajudando tanto a compreensão da canção como a quebrar preconceitos que possam existir, continuamos a demolição da polémica sobre a Letra de "Amor d'Água Fresca", construída por pessoas com pouca e mesmo nenhuma formação (a todos os níveis!) com o fim único da má-língua e o de denegrir a canção e as intervenientes - Dina, como compositora e intérprete, e Rosa Lobato de Faria, como letrista. - Esses mesquinhos não sabem nem sonham que a Poesia tem o condão de nos fazer viajar pelas ondas da Língua e o de dar 'novos mundos ao Mundo' que conhecemos.

 

"Aquela é a mulher da fruta!" (*)

Muitos, cá dentro e lá fora, dizem que "Amor d'Água Fresca" é uma comparação - o que é errado, já que na letra não existem nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.), - ou Metáfora, mas, na verdade, a canção de Dina é uma Alegoria do Amor, já que coloca de lado o sentido literal para destacar o sentido figurado através de várias imagens metafóricas conectadas, visibilizando o conceptual de uma ideia complexa. No caso de "Amor d'Água Fresca", a utilização de várias frutas, cada uma com as suas determinadas características, plasma (um)a imagem que a Rosa Lobato de Faria tem de Amor - de simples, o Amor não tem nada.

 

Por otro lado, pode-se também definir "Amor d'Água Fresca" de Golem - um ser animado que é feito de material inanimado. - No nosso caso tratar-se-ia de um Golem de Frutas.

 

Tendo em conta os parágrafos anteriores, para melhor se visualizar a representação antropomórfica de Alegoria e Golem, socorremo-nos do nome mais gritante na Pintura, o de Giuseppe Arcimboldo (1526-1593):

giuseppe-arcimboldo.jpg

giuseppe-arcimboldo1.jpg

________________________________

(*) Já tornada pública a canção "Amor d'Água Fresca", vencendo a segunda semifinal do Festival da Canção, as pessoas na rua interpelavam carinhosa e respeituosamente a Dina como "aquela é a mulher da fruta!", compreensível tendo em conta a característica mais marcante desta canção.

Amor d´água fresca_30anos_semifinalfc_b1.jpg