Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina.

Amor d'Água Fresca - 30 Anos Depois. Semifinal do Festival da Canção

Amor d´água fresca_30anos_semifinalfc.jpg

 

Na tentativa de relançar a sua carreira (o seu álbum Aqui e Agora, de 1990, ficou aquém das suas expectativas), Dina decide participar no Festival RTP da Canção de 1992 com a canção Amor d'Água Fresca (música e interpretação de Dina e letra de Rosa Lobato de Faria). Mas o caminho não era fácil. Tendo a RTP aberto o concurso a nível nacional, esta canção de Dina fez parte do lote das 15 melhores canções recebidas pela RTP, mas que teriam de sujeitar-se ao crivo de uma semifinal. Ao todo foram 5 as semifinais, tendo cada uma delas 3 canções a concurso. A mais votada pelo Júri, fixo e presente no local, teria oportunidade de participar na final do Festival da Canção. Dito Júri foi composto por cinco elementos e votou de 1 a 10 pontos cada canção das semifinais. Assim sendo, Dina participa na 2ª semifinal de apuramento, que aconteceu a 19 de Janeiro no programa 'Entretenimento Total', com Júlio Isidro como anfitrião, que acumulou a função de apresentar cada uma das canções em cada semifinal. Dina venceu a semifinal com 40 pontos (mais 10 do que a segunda classificada), obtendo desta forma a classificação para a final. Tendo em conta que a canção vencedora da semifinal 1 viria a ser desclassificada por não respeitar o Regulamento do festival, Dina torna-se a primeira finalista, de cinco, da edição número XXVIII do Festival da Canção. À espera de Dina e dos restantes futuros vencedores das semifinais, estavam 5 artistas convidados pela RTP. O concurso deste ano era renhido.

 

Dina, na semifinal de apuramento ao Festival RTP da Canção de 1992, foi acompanhada em palco pelo João Falcato (piano e coro; sobrinho de Dina, falecido em Julho de 2021), Cláudia Veloso (coro; prima de Dina) e Mico da Câmara Pereira (guitarra e coro), com o apoio dos músicos residentes do programa Entretenimento Total :

 

Amor d´água fresca_30anos_semifinalfc_b1.jpg

 

Nota zDm: O anterior Festival com semifinais foi o de 1980, onde também esteve Dina com dupla primícia: Estreia em festivais da canção e apresentando-se ao grande público de Portugal como cantora e compositora. De recordar que desde 1975, Dina gravou 2 EPs e fez vários concertos, maioritariamente na região das Beiras, onde está a sua Carregal do Sal. Nesse ano de 1980, Dina venceu a semifinal com outra sua canção icónica, Guardado em Mim, com música e interpretação de Dina e letra de Eduardo Nobre. A pontuação obtida na final é inexplicável e difícil de entender. Causas possíveis para tal resultado seria o facto de a Dina ser jovem, ser desconhecida, ser mulher-compositora,... Enfim, uma avaliação, como de outras tantas colegas na História de dito festival, que em nada abona o bom-nome da Música e da Mulher Portuguesas. No entanto, esta canção de Dina cativou e preencheu os corações dos portugueses e teve assas para voar durante 42 anos, e mais de outros tantos seguir-se-ão com toda a certeza: