25 anos de Amor d'Água Fresca (III)
Antes da partida para Malmö, na Suécia, tras ter vencido o XXIX Festival RTP da Canção com um tema fora da caixa e arrojado, impunha-se uma promoção da música com um videoclip à altura, com um carácter diferenciador vincado. E foi isso que aconteceu! Portugal, para o certame da Eurovisão, teve, em Amor d'Água Fresca (música e interpretação de Dina e letra de Rosa Lobato de Faria [ letra ]), um videoclip colorido, dinâmico e audaz, carregado de energias positivas e a jorrar boa disposição, que ia muito para além de um mero bilhete postal do País. O videoclip, produzido pela UPAV (editora que gravou o trabalho anterior de Dina - Aqui e Agora), apresentava, para além de "três Dinas" - uma na pele de Carmen Miranda, outra na de uma Diva (a cantar num bar, com um longo vestido) e a terceira na sua própria pele, de Dina tal e qual é, - as presenças monstruosas dos modelos Sofia Aparício e Ricardo Carriço percorrendo espaços típicos de Lisboa.
O videoclip era apresentado diariamente nos serões da RTP1, após o Telejornal das 20h00. Fez um enorme sucesso e foi bastante elogiado, aquém e além-fronteiras! Tanto a canção Amor d'Água Fresca como o seu videoclip tornaram-se intemporais. Mas isso é outra história...
A promoção de Amor d'Água Fresca também passou pela divulgação discográfica da canção, que contou também pela versão da canção em quatro línguas (português, inglês, francês e castelhano), interpretadas todas elas pela Dina, sendo esta uma das canções mais versionadas na história de Portugal na Eurovisão e a que contou com mais versões oficiais em toda a década de 90 e até aos dias de hoje.
» Single promocional em vinil:
» Minicassete:
» CD que inclui as quatro versões linguísticas de Amor d'Água Fresca:
» O videoclip com a versão em língua inglesa de Amor d'Água Fresca (muito interessante e activista!) [ letra ]:
» O videoclip com a versão em língua francesa de Amor d'Água Fresca [ letra ]:
» O videoclip com a versão em língua castelhana de Amor d'Água Fresca [ letra ]: