Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016

DINA40ANOS - Retrato #11

Como quem se assoma aos concertos de 22 e 24 de Março de 2016 - Dinamite - Concertos Celebração de Dina, - vamos, em tons de esmeralda (simbolizando o 40º aniversário de canções de Dina), percorrer a discografia de Dina, em Retratos... Sentidos.

 

DINA_moldura discografia_40anos12b.jpg

Sentidos - Dina 

(CD; Ovação, 1997)

Ouvir excertos das músicas

01. Tafetá

02. De Manhã

03. Depois de Mim

04. Ai a Noite

05. Faz-me Tua

06. Vitorina

07. Por Causa do eu Olhar

08. Carregal do Sal

09. Dia Sim

10. Depois Não Digas

11. Arquitecto

 

Nota: A 03 de Agosto de 2013 é distribuído com o jornal Correio da Manhã, na colecção Vozes do Coração, uma reedição deste álbum, acompanhado de um pequeno livro com uma biografia de Dina, com a seguinte capa:

DINA_moldura discografia_40anos16b.jpg

 

 Nem Mais [apontamentos biográficos] 

        + 

◊ Aqui Estou [vídeos e afins] 

 

» "Tafetá", em promoção na SIC em 1997, por altura do lançamento do álbum Sentidos, onde as primeiras dez canções têm Letra de Rosa Lobato de Faria:

» "Tafetá", a música que abre o álbum, aqui ao vivo na FNAC do Colombo em Outubro de 2009:

 

» "Ai A Noite" Esta canção com música de Dina e letra de Rosa Lobato de Faria participou no Festival da Canção 1996, na voz de Elaisa (vídeo). Obteve entre 10 concorrentes o 6º lugar, com 49 pontos. No CD conta com a participação especial, nos coros, de Adelaide Ferreira e Lara Li, que participam igualmente nos coros do tema "Tafetá":

 

» "Por Causa do Teu Olhar" - Ao vivo na FNAC do Colombo:

 

» "Carregal do Sal": Uma Ode à terra natal de Dina. Actuação na SIC, em Outubro de 2009, ladeada pelo Miguel Castro:

 

» Em 1993 Dina faz o genérico da telenovela Telhados de Vidro (TVI), primeira telenovela feita em Portugal pelo canal, com Letra de Rosa Lobato de Faria:

 

» Em 1995 Dina apresenta um pot-pourri no programa Parabéns (RTP1), antecedido por uma pequena entrevista, de cinco (5) canções ("Há Sempre Música Entre Nós", "Acordei o Vento", "A Côr da Vida", "Que Vamos Nós Fazer" e "Amor d'Água Fresca"), acompanhada de uma magnífica orquestra:

 

» Foi igualmente em 1995 que Dina comemorou os seus quinze anos de carreira com um concerto no Teatro da Trindade, onde passou em revista os grandes êxitos do seu currículo, com a presença de bailarinos clássicos em palco, assim como de dois músicos do Quarteto Scherzo Ensemble, nomeadamente o violoncelista Luís Sá Pessoa e a pianista Mercedes Cabanach.

 

» Tal como acontece com os seus pares masculinos compositores, que optam por associar-se, musicalmente falando, a um partido político e/ou clube de futebol e/ou afins, Dina, como compositora e empreendedora, opta por fazer em 1995 os hinos para o CDS-PP e a Juventude Popular (este último por encomenda do Partido). Por vezes a fartura dá em fome e este partido, ao que parece, abriu mão dos hinos... Aqui, como também lá fora acontece, é mais fácil e rentável escolher como hinos políticos (de campanhas e não só) os hits mundiais do momento - sejam de Bandas Sonoras de filmes com sucesso de bilheteira ou músicas que estejam no topo dos tops simplesmente, - isto é, apropriar-se das ditas músicas, sem nem sequer dar conhecimento aos próprios autores e intérpretes, quanto mais ter autorização destes para ilustrar discursos ideológicos alheios, neste caso políticos. Ficam aqui os dois hinos "neutros" (por não constar qualquer referência política na letra) compostos e interpretados por Dina, com a colaboração na Letra da Rosa Lobato de Faria:

 

 

  

» É conhecido de todos o activismo social de Dina, apoiante de causa justas pelas quais dá a cara e a voz... E doou, em 1994, a Xiana (uma retriever do labrador) ao Grupo Operacional Cinotécnico do Corpo de Intervenção (GOC/CI) da PSP, sendo que um dos seus filhotes, o Pilão, é especialista em operações de busca e salvamento e participou em missões na Turquia, na Argélia e no Irão. Ficamos aqui com algumas das causas que a Dina abraçou (Pirilampos Mágicos de 1994 e 1995 e a I Grande Noite Contra a Leucemia - 27 de Fevereiro de 2010, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, acompanhada pelo Miguel Castro:

 

 

 

» Em 1998 Dina integra a Banda Sonora da telenovela Os Lobos (RTP1), com os temas "Aguarela de Junho" e "Vitorina" (este último tema fez parte do CD Sentidos. Ficamos aqui com uma apresentação ao vivo de "Aguarela de Junho" (Letra da Rosa Lobato de Faria) no programa Dá-me Música (RTP1), em 2009, onde Dina está acompanhada do Miguel Castro e restante Banda:

 

Guardado em Mim [entrevistas] 

» Retrospectiva da carreira de Dina no programa Brandos Costumes.

 

Deixa Lá [ligações externas] 

» Festival da Canção 1996

 

publicado por zonaDINAmica às 20:45
link do post | DINAmizar

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina
 

 

NOTAS:

a) Para uma maior comodidade, utilizar o MENU abaixo na navegação.

b) Se gosta da música da DINA participe activamente neste Blog, clicando em 'DINAmizar', e leia as participações de outros fãs, em 'DINAmizações' (ao fim de cada texto). Deixe a sua pegada no nosso LIVRO DE VISITAS e entre no Clube Oficial de Fãs de DINA (clicar em CONTACTOS)

 

 

 

MENU

FACEBOOK zDm
DESTAQUES
AGENDA
SOBRE O ZDM
BIOGRAFIA
DISCOGRAFIA
LETRÁRIO
FOTOS
ARTIGOS
MULTIMÉDIA
EXTRAS
VARIEDADES
LIGAÇÕES
CONTACTOS
PARCEIROS
LIVRO DE VISITAS

Músicas: DINA 2008


Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds