Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2016

DINA40ANOS - Retrato #10

Como quem se assoma aos concertos de 22 e 24 de Março de 2016 - Dinamite - Concertos Celebração de Dina, - vamos, em tons de esmeralda (simbolizando o 40º aniversário de canções de Dina), percorrer a discografia de Dina, em Retratos... Amor d'Água Fresca.

DINA_moldura discografia_40anos10_single1992b.jpg

Amor d'Água Fresca - Dina 

(CD Single; UPAV, 1992)

01. Amor d'Água Fresca (versão original)

02. Fresh Water Love (versão em inglês)

03. Amour d'Eau Fraîche (versão em francês)

04. Amor de Agua Fresca (versão em castelhano)

 

DINA_moldura discografia_40anos10_single1992b_II.j

Amor d'Água Fresca - Dina 

(Single promocional, vinil ; UPAV, 1992)

Lado A: Amor d'Água Fresca

Lado B: Aqui, Agora e Sempre

 

DINA_moldura discografia_40anos10_single1992b_III.

  Amor d'Água Fresca - Dina 

(mini-cassete; UPAV, 1992)

Lado 1:

 - Amor d'Água Fresca

 - A Côr da Vida, Acorda Vida

 - Suco Açúcar

Lado 2:

 - Aqui, Agora e Sempre

 - Acordei o Vento

 

 Nem Mais [apontamentos biográficos] 

» Como forma de relançar a sua carreira, Dina decide concorrer ao Festival RTP da Canção, pela terceira vez, com uma letra da autoria de Rosa Lobato de Faria - nascia assim o "Amor d'Água Fresca". - Para tal, sujeita-se a uma semifinal, onde a canção acaba por ser apurada para a final, que se realizou a 07 de Março no Teatro São Luiz, em Lisboa. Chegou e venceu. Dina sagra-se vencedora com 230 pontos, mais 60 pontos que a canção classificada em segundo lugar. Está carimbado assim o Passaporte para Dina representar as cores nacionais no Eurovision Song Contest (ESC/Eurofestival), que neste ano se realizaria em Malmö, na Suécia.

» "Amor d'Água Fresca" apresenta um cunho de originalidade, acrescentado um novo vocabulário ao frequente tema do Amor nas canções, recorrendo, metaforicamente, a frutas. Uma canção com jogo de palavras e sonoridades que despertam aromas e paladares de abrir o apetite.

» "Amor d'Água Fresca" foi das canções, que participaram no ESC, gravadas promocionalmente com mais versões linguísticas: Castelhana, francesa, inglesa, para além da portuguesa.

» Foi a canção/ano com maior promoção até então, quer nacional, com o videoclip a "bombar" diariamente na RTP1, em prime-time, após o telejornal das 20h00, quer internacional, com a Dina a distribuir pessoalmente material promocional pelas delegações dos outros paises. O dito material foi feito maioritariamente por amigos da Dina.

»  Para não destoar da tradição de Portugal no Eurofestival, nem com fruta fresca a vitória aconteceu este ano de 1992. Portugal, entre 23 concorrentes, ficou-se pela 17ª posição, com 26 pontos oriundos dos seguintes júris: Israel (8 pontos), Grécia (2), Finlândia (2), Itália (1), Jugoslávia [território ocupado pela actual Sérvia e Montenegro, em conjunto] (5) e Alemanha (8).

 

Aqui Estou [vídeos e afins]  

» Dina com toda a frescura apresenta a sua canção, na semifinal de apuramento para o Festival da Canção:

 

» Dina completamente solta, completamente livre na final do Festival RTP da Canção:

 

»  Rosa Lobato de Faria (autora da letra) e Dina (autora da música e intérprete da canção) permaneciam serenas durante a votação:

dinaFRTPC92_intervalo.jpg

 

» mítico videoclip do "Amor d'Água Fresca", que alegrava os serões de então, onde Dina aparece caracterizada à Carmen Miranda, contava com a colaboração dos modelos Sofia Aparício e Ricardo Carriço:

 

» O mesmo videoclip, mas agora com a versão em língua inglesa do tema - "Fresh Water Love" (letra deveras muito interessante!!):

 

» A terceira versão do videoclip, agora em língua francesa - L'Amour d'Eau Fraîche (letra):

 

» Finalmente, a nível promocional foi feita uma derradeira versão, desta feita em língua castelhana - Amor De Agua Fresca (letra):

 

» Dina a 09 de Maio de 1992 defende a sua canção e País no 37º Eurovision Song Contest (Eurofestival), em Malmö, na Suécia, subindo ao palco na 8ª posição com profissionalismo, boa disposição, garra, irradiando joviabilidade, assim como boas vibrações e cumplicidade com o espectador durante a sua actuação, de guitarra em riste e voz colocada, num evento transmitido para vários paises europeus:

 

» Mas antes da finalíssima, houve ensaios. Eis o primeiro:

 

» O 2º ensaio em Malmö teve a curiosidade de uma apresentação bilingue da canção (português/inglês):

 

» ... E também houve momentos de boa disposição e descontracção como este, antes da grande noite, onde, com um leve toque de loucura, Dina faz jus ao célebre ditado português "quem não tem cesto-com-frutas caça com jarro-com-flores" (Hummmm, parece-me que não é bem assim, mas está bem, está...):

dina92-Portugal.jpg

» A titulo de curiosidade, fica aqui o resumo das 23 canções participantes no ESC92, por ordem de apresentação:

 

» Circularam outras capas discográficas (oficias) de promoção desta canção, como por exemplo esta.

» Chegou o momento de fazer uma curta pausa para publicidade, com Luso de Fruta Fresca (versão de e com a Dina):

» Aquando o evento Noite das Estrelas - 45 Anos de Festival da Canção, a 23 de Novembro de 2009 no Teatro Tivoli (a receita de bilheteira revertia a favor da Casa do Artista), Sebastião Sousa entrega uma recordação da efeméride à Dina, após esta ter recordado a canção que venceu o mesmo festival em 1992 (mais fotos):

ne09_entregalembranca.JPG

» A 15 de Maio de 2010 Dina é a convidada de honra da 2ª edição do Festival Alternativo da Canção (ideia e organização do radialista Fernando Alvim), onde, para além de integrar o júri de apreciação das 12 canções concorrentes, interpreta o imortal "Amor d'Água Fresca" (mais fotos):

Dina_4.jpg

 

» No ano em que o canal de televisão SIC nasceu, ouvia-se uma canção com futuro... Sim, a tal da fruta(!) (neste vídeo fica revelado onde se situa a cesta a que se refere a letra da canção):

 

» No Festival RTP da Canção 2010, sentido Tributo à Escritora (em várias categorias) e Actriz Rosa Lobato de Faria, letrista de várias músicas de Dina, falecida a 02 de Fevereiro desse mesmo ano, vítima de uma anemia, aos 77 anos (no vídeo, as quatro (4) canções que a Rosa escreveu que arrecadaram a vitória no Festival da Canção):

 

» Recordar Rosa Lobato de Faria, com vários convidados, entre os quais Dina, que interpretou ao vivo algumas das canções com letra da Rosa.

 

Deixa Lá [ligações externas] 

» Festival da Canção 1992

» Um olhar do Festival RTP da Canção 1992

» Crónicas do Festival e Eurofestival 1992

» Dina e o Festival Eurovisão 92 (TV7Dias).

» Um olhar espanhol sobre o "Amor d'Água Fresca" no ESC 

» Tablatura da canção "Amor d'Água Fresca"

» "Mural" dedicado à Dina

 

publicado por zonaDINAmica às 20:47
link do post | DINAmizar

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina
 

 

NOTAS:

a) Para uma maior comodidade, utilizar o MENU abaixo na navegação.

b) Se gosta da música da DINA participe activamente neste Blog, clicando em 'DINAmizar', e leia as participações de outros fãs, em 'DINAmizações' (ao fim de cada texto). Deixe a sua pegada no nosso LIVRO DE VISITAS e entre no Clube Oficial de Fãs de DINA (clicar em CONTACTOS)

 

 

 

MENU

FACEBOOK zDm
DESTAQUES
AGENDA
SOBRE O ZDM
BIOGRAFIA
DISCOGRAFIA
LETRÁRIO
FOTOS
ARTIGOS
MULTIMÉDIA
EXTRAS
VARIEDADES
LIGAÇÕES
CONTACTOS
PARCEIROS
LIVRO DE VISITAS

Músicas: DINA 2008


Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds