Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2017

25 anos de Amor d'Água Fresca (IV)

dina25AmordAguaFresca_esc.jpg

Já com a equipa de Amor d'Água Fresca chegada a Malmö, na Suécia, na altura do cocktail de boas-vindas oferecido pela Organização do Eurovision Song Contest (ESC) a todos os países,  a RTP lembrou-se de dispensar do mesmo a intérprete e as autoras da música e da letra, isto é a Dina e a Rosa Lobato de Faria, tendo estas ficado retidas no hotel. Atitude grotesca esta, por parte da RTP, que acabou por ser reflectida no desinteresse de alguns jornalistas e comitivas internacionais (o nosso videoclip, assim como a versão em inglês da canção, deram a volta à cabeça a muita boa gente, ficando maravilhados e curiosos). Qual o motivo que levou a RTP a agir com tal desrespeito às pessoas de Dina e de Rosa Lobato de Faria? O que é que por lá, no cocktail, a RTP disse da nossa canção, da sua intérprete e das suas autoras? Qual foi a desculpa esfarrapada que a RTP deu, perante a Organização e restantes convidados, para as pessoas mais importantes da canção portuguesa não estarem lá presentes? Etc., etc., etc.

 

Dina teve também o cuidado de promover Amor d'Água Fresca também em Malmö, levando bastante material de promoção, maioritariamente feito por amigos de Dina. Foi a primeira vez que a participação de Portugal no ESC teve o cuidado de levar material promocional da sua canção. Uma vez que a RTP não levou pessoal (responsável), foi a mesmíssima Dina que, com saco às costas, andou a distribuir o dito material pelos jornalistas e comitivas dos restantes países. Se para Dina "não cairam os parentes na lama", como ela referiu, esta atitude de desembaraçaso, maturidade e dedicação foi olhada de lado, com desprestígio, por parte de algumas comitivas.

 

Chegado o grande momento, a 09 de Maio de 1992, Dina defende a sua canção e País no 37º Eurovision Song Contest, subindo ao palco do Malmömässan na 8ª posição. É de guitarra em riste e voz colocada, com desenvoltura, profissionalismo, boa disposição, garra, irradiando joviabilidade, assim como boas vibrações e cumplicidade com o espectador, que Dina apresenta dignamente o divertido Amor d'Água Fresca para vários paises europeus.

Amor d'Água Fresca ficou em 17º lugar da tabela, entre 23 países participantes, com 26 pontos. Portugal recebeu pontos de Alemanha (8), Israel (8), Jugoslávia (5), Finlândia (2), Grécia (2) e  Itália (1). A canção teve na Direcção de Orquestra o Carlos Alberto Moniz. No palco, acompanharam Dina o João Falcato (teclas e sobrinho de Dina), a Claudia Veloso (coro e prima de Dina), o Nico da Câmara Pereira (guitarra e coro) e (?) (bateria). Os três primeiros elementos já acompanham a Dina desde a semifinal do Festival RTP. 

Porém, sendo o ESC um grande evento mundial, há três ensaios obrigatórios. Ficamos com os dois primeiros, sendo que o segundo ensaio teve o pormenor de ter sido uma interpretação bilingue (português e inglês) - a RTP não aprovou o seu uso, que ajudaria à compreensão da canção por parte dos outros países:

Na passagem pelo ESC também houve momentos de boa disposição e descontracção como na foto abaixo, antes da grande noite, onde Dina, com um leve toque de loucura, faz uma reinterpretação de Carmen Miranda, substituindo a fruta por flores (existentes na versão em língua francesa de Amor d'Água Fresca). Aliás, a simpatia e alma de Dina fazia-se notar por onde passava e era bem apreciada.

dina92-Portugal.jpg

A titulo de curiosidade, fica aqui o resumo das 23 canções participantes no Eurovision Song Contest 1992, por ordem de apresentação:

 

publicado por zonaDINAmica às 19:17
link do post | DINAmizar

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina
 

 

NOTAS:

a) Para uma maior comodidade, utilizar o MENU abaixo na navegação.

b) Se gosta da música da DINA participe activamente neste Blog, clicando em 'DINAmizar', e leia as participações de outros fãs, em 'DINAmizações' (ao fim de cada texto). Deixe a sua pegada no nosso LIVRO DE VISITAS e entre no Clube Oficial de Fãs de DINA (clicar em CONTACTOS)

 

 

 

MENU

FACEBOOK zDm
DESTAQUES
AGENDA
SOBRE O ZDM
BIOGRAFIA
DISCOGRAFIA
LETRÁRIO
FOTOS
ARTIGOS
MULTIMÉDIA
EXTRAS
VARIEDADES
LIGAÇÕES
CONTACTOS
PARCEIROS
LIVRO DE VISITAS

Músicas: DINA 2008


Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds