Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

Rescaldo dos «30 Anos de Canções», de dia 26 de Setembro

Em jeito de post-concertum, aqui ficam algumas palavras sobre o que foi para mim os «30 Anos de Canções», celebrados no São Luiz - Teatro Municipal.

 

Em primeiro lugar, peço ao visitante para ir até ao menu contactos e escrever um 'emílio' (mais conhecido pelo nome de e-mail) ao Miguel Castro, manager da Dina, a pedir mais concertos este ano... ou um num espaço maior! O concerto esgotou dias antes, mas já não foi possível contratar mais dias para a Dina actuar...

 

Pois bem, o concerto foi de arromba!!... E ia-o sendo, literalmente, quando Dina entoou o «Pássaro Doido» que, cá entre nós, e perdoem-me a comparação, não ficou nada a dever ao Xutos & Pontapés, exeptuando nos GigaWatts de potência que o Restelo teria a mais que o Jardim de Inverno. E já que falei nos Xutos, o concerto abriu com uma parabenização da Dina ao grupo, pelos, também, trinta anos de carreira (afinal, nem todos os músicos estão de costas voltadas para os outros). A boa disposição da Dina - assim como a cumplicidade, - aliás, foi mote nesta noite.

 

Dina lembrou que foi no São Luiz que aconteceram marcos importantes na sua carreira: foi lá que tudo começou em 1980 (onde arrecadou o 'Prémio Revelação', pelos jornalistas), com o «Guardado em Mim», e foi onde obteve o passaporte, em 1992, para Malmö, na Suécia, em representação de Portugal para o Eurovision Song Contest (Eurovisão), com um tema pleno de frescura (e bastante vitaminado!!), o «Amor d'Água Fresca». Estes dois temas fizeram-se soar na sala (o segundo já no encore) e, tal como os restantes, o público não ficou indiferente a eles: os mais tímidos abanavam o pé, os mais frenéticos, soltos, malucos, ou como lhes queiram chamar(!), batiam palmas, pulavam e soltavam a voz, acompanhando a Dina nas várias canções. Um público bastante diverso, também em faixa etária, mas que gostam das canções da Dina, que a aplaudiam no final de cada canção (por vezes de pé)... e  bastante simpático (acredito que nas outras mesas/cadeiras estaria gente tão porreirolas como na minha)!!

 

Dina destacou dois nomes marcantes na sua carreira, e que estavam presentes na sala: o Eduardo Nobre (letrista de algumas canções) e o João Falcato (letrista e autor de canções). Este último, foi vítima de um AVC em finais de 2007 (por favor, acorda o vento que há em ti, João! Não pares de lutar e progredir à cada instante, tens uma família invejável e terás amigos iguais, com certeza!).

 

No entanto, a surpresa da noite seria para um dueto algo improvável entre a Dina e a sua irmã mais nova, para uma canção inédita para o grande público, mas que pertence à família, uma vez que a Dina a compôs e a canta desde os quinze anos. Como ela próprio caracterizou, a letra, que é da sua autoria (quando teremos uma Dina cantautora?), é 'muito, muito naif' - mas, quem é que disse que para uma canção ser boa tem de ter uma letra complicada como o caraças? - «Friends»(?) - sim, foi integralmente interpretada em inglês - conquistou os corações de todos os presentes, pelo menos o meu, garantidamente. Duas vozes e uma guitarra: Simply the best!

 

«Carregal do Sal», um tema que a Dina não conseguiu cantar durante muito tempo (pela carga emotiva que tem), foi um dos temas trazidos aos ouvidos do público, assim como o «Ai a Noite» - essa marota, ai, ai, aiiiiiii!!, - a vontade/pedido do «Faz-me Tua», o colorido «Pérola, Rosa, Verde, Limão, Marfim», a textura do «Tafetá», a afirmação «Há Sempre Música Entre Nós», a ode à Língua Portuguesa e ao Ser Português «Soa Bem», - no qual a Dina aproveitou para lembrar que esse dia (já passava das 0h00) era dia de ir votar, - e o pitoresco «Aguarela de Junho». Os dois inéditos, «O Teu Olhar Mentiu» e «Esta Manhã Em Lisboa», picaram também o ponto, nesta noite.

 

Também tive oportunidade de privar com o Nuno Faria, o percussionista, que pertenceu ao grupo Afonsinhos do Condado (como o nosso JotaCê por aqui já o referiu antes) e onde deu voz ao tema «A Salsa das Amoreiras». Um grande músico e uma grande pessoa! À este um grande bacalhau pela simpatia... e pela boleia até à Gare do Oriente, eheheh.

 

Ao Miguel Castro um agradecimento pelas palavras trocadas, desde há três anos à esta parte (aquando o especial dos 25 anos do 'Febre de Sábado de Manhã' - que foi à noite, - em Matosinhos).

 

À Dina, um Bem-Haja enorme, pela tua música e pela simpatia que és (a primeira vez que te vi e que falamos foi em 2002, na Figueira da Foz). Não pares de continuar, pois estamos (Portugal e o Mundo) sedentos de tuas músicas!!

 

Aos restantes músicos da banda que a acompanharam, também deixo as minhas parabenizações, pelo excelente trabalho!

 

Não quero terminar sem dar uma palavrinha às gentes da Espanta Espíritos, que também estiveram presentes na sala e não se pouparam a irradiar simpatia e boa disposição.

 

publicado por zonaDINAmica às 10:06
link do post | DINAmizar
2 comentários:
De Jotacê a 6 de Outubro de 2009 às 10:35
Olá Carlos!

Fico muito satisfeito por saber que conseguiste desta vez vir até Lisboa para finalmente rever a Dina. Acredito, até porque transparece das tuas palavras, que devem ter sido uns momentos muito especiais.

Desta vez, não pude ir, pois tinha a minha vida do avesso, por essa altura. É que há um par de meses atrás comprei uma casa nova, vendi a outra, e entrei em profundas e atribuladas obras de remodelação. Acabou por acontecer que a mudança de casa (ainda com obras a decorrer) foi efectuada precisamente nesse fim-de-semana, e portanto não havia o minimo de condições para poder ir com a familia ao São Luiz.
Foi pena, mesmo, pois para alem do resto, teria decerto havido oportunidade para te conhecer.

Foi fixe ver que houve oportunidade e vontade de assinalar com um concerto esses 30 anos de carreira da Dina. Continuo a lamentar que a Dina continue a não te retribuir o esforço e dedicação, e assim não te dar o devido valor e reconhecimento que mereces, e a mais quem por aqui tem passado ao longo do tempo, demonstrando que existe um nucleo (pequeno, é certo) de pessoas por esse país fora que dão sentido á existencia e ao trabalho da Dina para alem da cantiga das frutas e do 'Há sempre musica entre nós'. Pessoas que se importam, que apreciam, que querem saber e ouvir mais, e que são bem mais do que a grande e cinzenta multidão que bate palminhas e o pézinho quando ouve a Dina na TV ou na festa popular, e que até acha que as canções são boas, mas que a esquecem 15 segundos após o fim dos ultimos acordes.
Sim, sinto que falta qualquer coisa mais, que devia ter acontecido aqui, e que não aconteceu, mas que já não depende de ti, nem de mim, nem de quem genuinamente vibra com as canções da Dina.

Foi há um ano...; sim, está agora a fazer um ano que o Fórum ZonaDinamica nasceu~, com um propósito e muitas expectativas. Está agora fazer 6 meses que lhe fiz o funeral, e daí que o meu apreço pela tua preserverança é agora redobrado.

Um abração , Carlos! Talvez um dia mais tarde os nossos caminhos finalmente se cruzem, ao som de uns acordes da Dina.





De zonaDINAmica a 15 de Outubro de 2009 às 10:37
Olá, Jotacê!!

Sim, gostei imenso da actuação e do concerto da Dina!! :-P

Não há mal que sempre dure, diz o meu povo, daí acreditar que um dia (espero que em breve!!) a minha vida mude para melhor e, desta feita, consiga fazer algumas coisas... entre elas 'desenterrar' o fórum zDm, que nunca deveria ter sido enterrado, mas por minha culpa acabei por não dar-lhe as atenções devidas - desculpa!!

Sim, também espero um dia te conhecer, meu braço direito!! :-)

Abraço fraterno,

Carlos.


Comentar post

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina
 

 

NOTAS:

a) Para uma maior comodidade, utilizar o MENU abaixo na navegação.

b) Se gosta da música da DINA participe activamente neste Blog, clicando em 'DINAmizar', e leia as participações de outros fãs, em 'DINAmizações' (ao fim de cada texto). Deixe a sua pegada no nosso LIVRO DE VISITAS e entre no Clube Oficial de Fãs de DINA (clicar em CONTACTOS)

 

 

 

MENU

FACEBOOK zDm
DESTAQUES
AGENDA
SOBRE O ZDM
BIOGRAFIA
DISCOGRAFIA
LETRÁRIO
FOTOS
ARTIGOS
MULTIMÉDIA
EXTRAS
VARIEDADES
LIGAÇÕES
CONTACTOS
PARCEIROS
LIVRO DE VISITAS

Músicas: DINA 2008


Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds