Domingo, 5 de Outubro de 2008

Vinte anos depois...

Foi há vinte que a Dina fez um dueto com Carlos Paião no tema «Quando As Nuvens Chorarem». Nesse mesmo ano, 1988, pouco depois da dita gravação, em 26 de Agosto, Carlos Paião morre num acidente de viação. Este foi o tema de maior sucesso do álbum «Intervalo», o último de originais do Carlos que foi editado, como o previsto, em Setembro desse ano. Digo o 'último' pois, no incêndio do Chiado, a 28 do mesmo, era destruido todo o espólio musical que existia na Valentim de Carvalho, onde se encontravam algumas maquetes de originais deste cantor que cedo de mais nos deixou.  A sua Música será (e é-o!) eterna.

 

Debaixo do menú lateral poderemos recordar esta música. As minhas duas vozes preferidas juntas, num tema intemporal que me é difícil de descrever: dá assas, arrepia... MAGISTRAL!

 

 

publicado por zonaDINAmica às 16:23
link do post | DINAmizar
7 comentários:
De mímica a 5 de Outubro de 2008 às 17:51
Não dá pra ouvir!
Mas acho que tenho essa música mas só em versão instrumental...


De Jotacê a 5 de Outubro de 2008 às 20:00
Conheço, e tenho por cá essa canção, num 'best of' do Paião. Ao contrário de ti, Carlos, e apesar de ser admirador do Carlos Paião desde que eu era miudo, este dueto com a Dina nunca me entusiasmou muito. Apesar de gostar imenso dos clássicos da Paião, eu era especialmente admirador da veia humoristica do Paião e da forma fantástica como ele brincava com as palavras, bem vincada no seu album 'Algarismos', ou nas inumeras canções que compôs para o Herman, especialmente todo o repertório do saudoso "Serafim Saudade". Tenho 2 CDs do Herman, quase integralmente pejados de canções escritas pelo Paião (letra e musica), com umas letras engracadissimas e simultaneamente brilhantes na sua métrica. Alguns exemplos de brilhantes canções humoristicas do Paião, escritas para o Herman, e muitas delas actualmente já esquecidas ou desvalorizadas:

- "Bamos lá Cambada", hino para a selecção nacional, cantado pelo 'Zé Estebes'
- "Serafim Saudade"
- "O Verdadeiro Artista"
- "Mentirosa"
- A celebre "Canção do Beijinho"
- Um hilariante fado 'picadinho' intitulado "Não descalces os sapatos", do qual não resisto a deixar aqui a letra, e o link para um video do Youtube, onde um ganda maluco canta isto para os amigos ( http://www.youtube.com/watch?v=_fVd36ctnto )

"Este fado q’hoje canto não é tinto nem é branco é assim mod’s que mulato
É um fado muita lindo, muita lindo, muita lindo, muita lindo e nada chato
É um fado rebuscado, mastigado, esgumitado, ruminado e digerido
Uma obra conseguida, tão sofrida, tão espremida, tão fazida sem sentido

Ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai eu não tenho mãe nem pai sou filho da minha avó
Eu fui feito no fogão na panela de pressão mesmo ao pé dum pão-de-ló
Eu nasci quando era moço com o umbigo no pescoço e os sovacos na barriga
E ainda eu mal tinha ouvidos e já ouvia os ruídos daquela velha cantiga


REFRÃO

Não descalces os sapatos não descalces os sapatos qu’inda tens qu’ir ao pitroilo
Não descalces os sapatos não descalces os sapatos qu’inda tens qu’ir ao pitroilo
Como tens qu’ir ao pitroilo, não descalces os sapatos
Se descalças os sapatos, vamos ficar sem pitroilo


Quando eu era pequenino fui sempre muito limpinho para não ter que apanhar
Fazia o cocó na mão nunca fiz xixi p’ró chão fazia sempri p’ró ari
Hoje nunca tomo banho sou a atirar p’ró castanho, sofro de odor corporal
E o mau hálito é tamanho que até parece que tenho aerofagia bocal

Isto é infectivelmente derivado fatalmente na medida em que pois é
Já dizem p’rai boatos que eu não descalço os sapatos porque cheiram a perfume
Ai que mentira que horror o cheiro é muito melhor quem já o cheirou que o diga
E agora p’ra acabar vai toda a gente cantar aquela velha cantiga:

Não descalces ... " .


Enfim, desculpa lá, ó caro Dinamizador-mor, se te estou a 'poluir' o objectivo deste tópico, mas ... não resisti. Eu tenho um fraquinho por musica humoristica, desde que bem construida e que não seja de baixo nivel (que é o estilo do Quim Barreiros e companhia). Gosto imenso do João Melo e a sua Furia do Acuçar, por exemplo. Esse, é outro gajo que é um bom musico e compositor, e que acho que merecia melhor sorte.


De mímica a 9 de Outubro de 2008 às 14:56
Ouvi dizer que gostas do João Melo. É só para informar que ele fez um cd recentemente. É um cd diferente do que é costume dele, não tem nada haver com Fúria do Açúcar. O cd chama-se "Vera e os seus amigos" e é pra crianças. Tem colaborações especiais de outros artistas consagrados como Maria João, Paulo de Carvalho, Susana Félix, Paulo Costa, Vera Vilhena, Rui Reininho, Anabela Duarte, Rui Unas, Vozes da Rádio, Joana Amendoeira, Maria Vasconcelos, Lara Li e claro, o próprio João Melo.
Podes ir ao site: http://www.veraeosseusamigos.com/ para mais informações.


De Jotacê a 9 de Outubro de 2008 às 15:26
Obrigado, Mimica! Não sabia! E tem Lara li e tudo? Que fixe! Vou-me informar, então. Se é para crianças, já tenho um bom motivo para o vir a ter. ;-)


De Jotacê a 9 de Outubro de 2008 às 16:33

Estive a ouvir os pequenos excertos das canções, que estão disponiveis no site da 'Vera', cara Mimica, e fiquei muito bem impressionado. Musicalmente parece estar perfeitissimo (ao nivel do que o João Melo sabe fazer) e ficou muito mais interessante com as vozes de tanta gente conhecida em cada uma das canções.
Aquele bocadinho da Lara Li é uma benção, mas gostei particularmente da canção do 'Girafo' cantado pelo Reininho! Parece estar um belissimo trabalho, este disco do João, e é mais um que passou completamente despercebido neste malfadado país.


De luísa a 16 de Outubro de 2008 às 14:25
Um grande beijinho para a Dina, cheio de Força e muita Energia.
Bem haja a todo o grupo pelo novo trabalho, Parabéns!!

Luísa M. (Setúbal)


De Jotacê a 9 de Outubro de 2008 às 11:07
Bom dia, pessoaliiiii !

Já estava caladito há um par de dias, heim? Pois bem, estou de volta para vos comunicar que estamos em condições de cumprir a promessa de um fórum para o pessoal DINAmico, em complemento deste nosso Blog. De facto o fórum já está prontinho a 'bombar' desde há alguns dias, mas tenho estado a aguardar disponibilidade do nosso Dinamizador-mor para o anuncio da sua inauguração formal aqui no Blog. Contudo, está dificil receber feedback dele, e assim acho que se não obtiver resposta até hoje á tarde, virei até aqui divulgar formalmente o endereço do nosso novo fórum, para que o pessoal começe a aparecer por lá, registar-se, ler umas coisas e escrever outras. Queremos VIDA naquela casa, ok ?
Até logo ! :-)


Comentar post

zonaDINAmica

Clube Oficial de Fãs da Cantora e Compositora Dina
 

 

NOTAS:

a) Para uma maior comodidade, utilizar o MENU abaixo na navegação.

b) Se gosta da música da DINA participe activamente neste Blog, clicando em 'DINAmizar', e leia as participações de outros fãs, em 'DINAmizações' (ao fim de cada texto). Deixe a sua pegada no nosso LIVRO DE VISITAS e entre no Clube Oficial de Fãs de DINA (clicar em CONTACTOS)

 

 

 

MENU

FACEBOOK zDm
DESTAQUES
AGENDA
SOBRE O ZDM
BIOGRAFIA
DISCOGRAFIA
LETRÁRIO
FOTOS
ARTIGOS
MULTIMÉDIA
EXTRAS
VARIEDADES
LIGAÇÕES
CONTACTOS
PARCEIROS
LIVRO DE VISITAS

Músicas: DINA 2008


Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds